segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.(Paulo Freire)

 

 

Mapa Conceitual

Mapas Conceituais: o que são?

A técnica de construção e a teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento. O mapa conceitual, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas nos nós do grafo enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. A dois ou mais conceitos, conectados por frases de ligação criando uma unidade semântica, chamamos de proposição. As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais se comparados a outros grafos similares como os mapas mentais.








Este mapa conceitual foi retirado do livro Alfabetização e linguística, de Luiz Carlos Cagliari, e foi apresentado na disciplina de Fundamentos e Metodologia da Lingua Portuguesa na Educação Infantil,  pelas alunas do 3º período de pedagogia da UNIMONTES.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. ed.14. Editora Scipione. 2004. 191 p.