quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MODELO DE PLANO DE AULA




Escola:                                                            Turma: Maternal II
Professora:                                                      Turno:
Aluno(a):____________________________________________________
Data: ____/____/_____

1. TEMA
Respeito à variação lingüística, português padrão e não padrão, tipos diferentes de fala.

2. OBJETIVOS
·        Mostrar as diferentes formas de linguagens;
·        Trabalhar o respeito ao próximo;
·        Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade;
·        Desenvolver a motricidade fina;
·        Desenvolver a coordenação motora.

3. CONTEÚDOS

·        Acolhimento;
·        Música de chegada;
·        Vídeo da música de Mara Maravilha (Brasil, Brasil, Brasil);
·        Rodinha com conversa informal, discutindo sobre as diversas formas de linguagens;
·        Lanche e intervalo;
·        Momento calmaria;
·        Atividade sobre o tema abordado;
·        Escovação;
·        Música;
·        Despedida.

4. DURAÇÃO
A duração da aula será de 4 horas.
5. RECURSOS
Lápis de cor, lápis, borracha, TV e DVD, crachás de cartolina, revistas em quadrinho para a história.

6. METODOLOGIA

6.1 Acolhimento
Às 13:00 horas, receba os alunos na porta com um beijo, e desejando boas vindas a todos. Por ser o primeiro dia de aula, coloque um crachá em cada criança para que eles se identifiquem melhor, e assimilem as iniciais do seu nome e dos colegas com o alfabeto.

6.2 Música de chegada

Eu já cheguei, na sala já estou,
Sentados na cadeirinha, para aulinha começar,
Boa tarde coleguinhas,
Trá  lá lá lá lá,
Acabamos de chegar;
Trá lá lá lá lá;
Quem tiver coração triste, se alegre para cantar,
Nós viemos pra escola;
Nossa vida é cantar, hei!

6.3 Vídeo
 Logo após as crianças assistirem o vídeo com a música de Mara (Brasil, Brasil, Brasil), explique sobre as diferentes formas de linguagens, que variam de cidade para cidade, sobre as pessoas que falam de forma diferente, e que nem sempre está errado. Cite alguns nomes de frutas e legumes que são conhecidos em várias regiões com nomes diferentes. Ex:   ( Abóbora/ gerimum/ moranga),(mandioca/aipim), (mexerica/poncã/tangerina).

6.4 Rodinha
Sente com todos os alunos no chão, de preferência ao ar livre, para uma conversa sobre o vídeo, e fale sobre algumas pessoas que falam de forma diferente, e o que elas pensam sobre isso.
6.5 Intervalo e lanche para a educação infantil (15:00 às 15:30):
Leve as crianças para lavar as mãos para lanchar, em seguida leve para o pátio para brincarem, nesse momento é bom ficar de olho nas crianças, para não se machucarem. Assim que terminar o horário de recreio, leve-as para lavar as mãos novamente, e voltarem para a sala.

6.6 Momento calmaria
Logo após o intervalo, sente no centro da sala e conte uma história para as crianças, isso servirá para acalmá-los, depois de brincarem bastante no recreio. Uma sugestão pode ser uma história do Chico Bento, que conversa bem diferente, um inocente menino do campo, que fala errado (de acordo com a Gramática Normativa).   

6.7 Atividade do agricultor
Peça às crianças que desenhe sementinhas, ajudando o agricultor a plantar.

6.8 Escovação
Às 16:30 leve as crianças para escovar os dentes. Ao retornar para a sala, cante uma música, cantando as crianças expressam grandes valores esquecidos e que precisam ser resgatados.

6.9 Despedida
Às 17:00 despeça das crianças com o mesmo carinho e atenção que foram recebidos na chegada, pois assim eles sentirão que são queridos e sentirá vontade de voltar no dia seguinte. 

7. AVALIAÇÃO
Todos devem ser avaliados como participantes, se a capacidade de comunicação foi ampliada, como reagiram às situações e aos desafios propostos, se interagiram com os colegas. Anote tudo o que as crianças falaram na roda de conversa, se foi satisfatório ou se terá que propor novas atividades e conversas sobre o assunto. Algumas dessas informações, poderá ser útil, para fazer anotações no portfólio das crianças.




8. REFERÊNCIAS

RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos: atividades para o maternal e o 1º período. Volume VI. Agosto. Publicações pedagógicas. Belo Horizonte, MG: Editora IEMAR, 1996.






Almanaque do Chico Bento. Nº 27, Junho. São Paulo: Editora Maurício de Souza, 2011.


Algumas sugestões de atividades.:







Música de: Mara Maravilha (BRASIL, BRASIL, BRASIL)



Brasil Brasil Brasil
Embarque nessa viajem com amor no coração
Seja branco negro ou índio somos uma nação
Embarque nessa viagem sobre terra mar céu de anil
Embarque nessa viagem Brasil Brasil Brasil
Na Bahia tem coqueiro e birimbal terra vista terra vista assim gritou Cabral Rio de Janeiro o pão de açúcar esta lá é a cidade maravilhosa e pra sempre será
Embarque nessa viajem com amor no coração
Seja branco negro ou índio somos uma nação
Embarque nessa viagem sobre terra mar céu de anil
Embarque nessa viagem Brasil Brasil Brasil
São Paulo terra boa é a terra da garoa muita gente vai pra lá
Rio Grande do Sul é barbaridade tchê
E de Minas Gerais e belô
Nunca vou me esquecer
Embarque nessa viajem com amor no coração
Seja branco negro ou índio somos uma nação
Embarque nessa viagem sobre terra mar céu de anil
Embarque nessa viagem Brasil Brasil Brasil
De norte a sul eu vou de leste oeste com amor o meu Brasil brasileiro, brasileiro brasileiro
Você pode ir pra lá Pernambuco ou ceará
Você pode ir pra li Paraíba e Piauí
Mas você pode ir pra lá Sergipe ou Paraná
Você pode ir pra li Rio Grande do Norte ou
Tocantíns
Embarque nessa viajem com amor no coração
Seja branco negro ou índio somos uma nação
Embarque nessa viagem sobre terra mar céu de anil
Embarque nessa viagem Brasil Brasil Brasil!
Tem Macapá, Roraima, Santa Catarina e Pará, tem Brasília, Alagoas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também, e vem pro Espírito Santo vem, vem Amazonas do Brasil é o pulmão mas eu  também amo Rondônia, Goiás e Maranhão Brasil.

17 comentários:

mara disse...

essa música da Mara é bem legal!

Douglas disse...

Muito positivo essa sua idéia de contribuir com os outros estou no 2° ano de pedagogia e contribuiu muito obrigado e sucesso

Anônimo disse...

Pessoal eu estava procurando um plano de aula para graduação e causalmente me deparei com este Blog .. eu achei super criativo ... enfim, nota Dez , muito embora não seja a minha área em especificidade só tenho a elogiar o blog de vocês. Att Fernando

Unknown disse...

Assino embaixo aí com o Fernando Machado! Top! Att Lucas.

CARIOCA disse...

Amei! Deus abençoe!

Rosangela disse...

Amei , legal seus planos de aula

Unknown disse...

bem interessante

Unknown disse...

adorei esse modelo de plano diario!

Unknown disse...

adorei esse modelo de plano diario!

Unknown disse...

muito bom esse plano...mi ajudou muito!!

HELLEN disse...

AMEI

Unknown disse...

gostei do plano vai mi ajudar na minha pesquisa;;;;

Délicatesse disse...

Muito bom! Amei! Por favor que idade essa atividade atende pois meu maternal tem 3 anos e ainda não escrevem ABÓBORA no primeiro dia de aula.Me ajudem obrigada!

Unknown disse...

Essa música de boas vindas n sei o ritmo,por favor me envie, aguardo resposta. Professora Joyce.

severina.prof@gmail.com disse...

Adorei seu planô, pois vai me ajudar na elaboração do meu. Obrigada.

Unknown disse...

Adorei.Muito bom !😍

marta disse...

muito bom o plano de aula do maternal 2, gostei, me ajudou muito, obrigada.

Postar um comentário